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segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Discálculia


A discálculia é definido como uma desordem neurológica específica que afecta a habilidade de um indivíduo de compreender e manipular números. A discálculia pode ser causada por um deficit de percepção visual.
O termo discálculia é definido por alguns profissionais educacionais como uma inabilidade mais fundamental para conceptualizar números como um conceito abstracto de quantidades comparativas.
A palavra discálculia vem do grego (dis, mal) e do Latin (calculare, contar) formando: contando mal. Essa palavra calculare vem, por sua vez, de cálculo, que significa o seixo ou um dos contadores em um ábaco.
                   

             Sintomas potenciais

  • Dificuldades frequentes com os números, confundindo as operações de adição, subtracção, multiplicação e divisão;
  • Problemas de diferenciar entre esquerdo e direito;
  • Falta de senso de direcção (para o norte, sul, leste, e oeste) e pode também ter dificuldade com um compasso;
  • A inabilidade de dizer qual de dois números é o maior;
  • Dificuldade com tabelas de tempo, aritmética mental, etc;
  • Melhor nos assuntos tais como, a ciência e a geometria, que requerem a lógica mais que as fórmulas, até que um nível mais elevado que requer cálculos seja necessário;
  • Dificuldade com tempo conceptual e julgar a passagem do tempo;
  • Dificuldade com tarefas diárias como verificar a mudança e ler relógios analógicos;
  • A inabilidade de compreender o planeamento financeiro ou incluir no orçamento, nivelar às vezes num nível básico, por exemplo, estimar o custo dos artigos numa cesta de compras;
  • Tendo a dificuldade mental de estimar a medida de um objecto ou de uma distância (por exemplo, se algo está afastado 10 ou 20 metros);
  • Inabilidade em apreender e recordar conceitos matemáticos, regras, fórmulas, e sequências matemáticas;
  • Dificuldade de manter a contagem durante jogos;
  • Dificuldade nas actividades que requerem processamento de sequências, do exame (tal como etapas de dança) ao sumário (leitura, escrita e coisas sinalizar na ordem direita); Pode ter o problema mesmo com uma calculadora devido às dificuldades no processo da alimentação nas variáveis;
  • A circunstância pode conduzir em casos extremos a uma fobia da matemática e de dispositivos matemáticos (por exemplo números).

             Causas potenciais

Os cientistas procuram ainda compreender as causas da discálculia, e para isso têm investigado em diversos domínios.
  • Neurológico: Discálculia foi associada com as lesões ao supra marginal e os giros angulares na junção entre os lóbulos temporal e parietal do córtex cerebral.
  • Deficits na memória trabalhando: Adams e Hitch discutem que a memória trabalhando é um factor principal na adição mental. Desta base, Geary conduziu um estudo que sugerisse que era um deficit de memória para aqueles que sofreram de discálculia. Entretanto, os problemas trabalhando da memória são confundidos com dificuldades de aprendizagem gerais, assim os resultados de Geary não podem ser específicos à discálculia mas podem reflectir um deficit de aprendizagens maiores.
Pesquisas feitas por estudiosos de matemática mostraram aumento da actividade de EEG no hemisfério direito durante o processo de cálculo algorítmico. Há alguma evidência de deficits direitos do hemisfério na discálculia.

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