1º_ O ESPAÇO
O espaço deve ser amplo para se incluir os materiais e equipamentos necessários.
2º_ ÁREAS
A sala deverá ser dividida em diferentes áreas indefinidas deixando um espaço central para movimentação entre áreas.
2.1 Para o início do ano devem-se definir 4 ou 5 áreas: a área da casa, área dos livros, e/ou jogos calmos, área dos blocos e construção e a área da plástica. Mais tarde outras áreas surgirão como a da música, areia e água, natureza e animais e computadores;
2.2 Atribuir nomes às áreas que sejam perceptíveis pela criança e que reflictam o que nelas existe;
2.3 Ter em conta os níveis de desenvolvimento, interesses, e cultura da criança;
2.4 As áreas deverão ser aumentadas ou modificadas para fornecer novas experiências às crianças, quando estas alcançarem novos níveis de desenvolvimento.
3º_ LOCALIZAÇÃO E TAMANHO DAS ÁREAS
Ao decidirmos a localização e tamanho das áreas, devemos considerar os seguintes factores:
3.1 ESPAÇO – cada área deve ter um espaço suficiente para que possam trabalhar em simultâneo várias crianças;
3.2 UTILIZAÇÃO CRUZADA – colocar as áreas perto umas das outras, tendo estas elementos que possam ser utilizados em comum;
3.3 SUPERFICIES DE CHÃO – localizar se possível os materiais de expressão plástica em superfícies fáceis de limpar e perto de água corrente para facilitar a limpeza;
3.4 NÍVEL DE RUIDO – distanciar as áreas mais calmas das mais ruidosas;
3.5 NÍVEL DE LUMINOSIDADE – localizar as áreas da biblioteca e a plástica, em função da luz natural;
3.6 VISIBILIDADE – as divisões entre as áreas, deverão ser suficientemente baixas para as crianças poderem observar de umas áreas para as outras;
3.7 CIRCULAÇÃO – permitir uma boa circulação entre áreas sem que as crianças se incomodem umas às outras.
4º_ ESCOLHER, ARMAZENAR E ETIQUETAR MATERIAIS
4.1 A ESCOLHA DOS MATERIAIS
- Seleccionar materiais que possam ser usados de diferentes formas, para encorajar a criatividade da criança;
- Ter materiais, limpos, conservados e seguros;
- Ter materiais para actividades individuais e em grupo;
- Os materiais deverão reflectir a experiência de vida e cultura das crianças;
- Limitar a variedade dos materiais no início do ano e ir acrescentando novos pontualmente;
- Ter materiais de tamanho real (jogo simbólico);
- Os materiais deverão reflectir a ordem natural dos níveis de desenvolvimento das crianças.
4.2 ARMAZENAR MATERIAIS
- Ter materiais em número suficiente, para que as crianças os possam utilizar simultaneamente;
- Ordenar materiais por cor, tamanhos;
- Dispô-los de forma visível e que as crianças tenham acesso;
- Só os materiais seguros e utilizáveis deverão estar ao alcance da criança;
- Usar materiais de desperdício;
- Arranjar um local na sala para cada criança guardar os seus materiais e trabalhos;
- Cada criança deve ter um símbolo para os seus materiais e trabalhos.
4.3 ETIQUETAR OS MATERIAIS
Etiquetar os materiais é um exercício cognitivo de discriminação, ao identificarem os símbolos, e é um exercício que conduz à pré-leitura e escrita. Desenvolve a noção de responsabilidade e forma hábitos de ordem, pois a criança, deixa cada coisa no seu sítio depois de usada, compreendendo assim o porquê dessa ordem e o respeito pela conservação dos materiais.
Assim, os lugares onde os materiais estão guardados deverão estar assinalados com uma variedade de etiquetas:
- Objectos reais;
- Catálogos dos materiais;
- Esboços, silhuetas ou desenhos;
- Fotografias ou escrita;
- Combinações de todas.
5º_ AJUDAR A CRIANÇA A FAZER APRENDIZAGEM SOBRE A SALA
Desde logo deve-se implicar a criança na organização do espaço sala e materiais, para fomentar o espírito de trabalho em equipa, ajudá-las a fazer opções ou a tomar decisões e estimulá-las a conversarem e auxiliarem-se umas às outras.
Também é importante acentuar o uso das áreas, quando falamos com as crianças.
Ex: a Paula aponta para uma área, “Ah! Queres ir para a área da casinha!”.
6º_ EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS DA CRIANÇA
A exposição dos trabalhos da criança é o testemunho do que se passa no espaço sala, é o gesto de expressão criadora, é um acto que vem de dentro da criança e é o próprio jogo.
Assim, é importante ter nas áreas, espaços específicos para se expor os trabalhos das crianças, individuais e de grupo, não muito alto, pois pretende-se que os trabalhos fiquem ao nível do olhar das crianças.
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